02/09/2013

“Ter” ou “Ser”: Qual vale mais?


     A sociedade vem passando por muitas mudanças, principalmente na área de relações humanas. O ser humano passou a privilegiar muito mais o “ter” do que o “ser”, ou seja, as pessoas dão mais valor aos bens materiais, o que o dinheiro pode comprar, do que as virtudes e morais de cada um. A classificação passou a ser baseada no patrimônio material e não nas qualidades humanas.      Vivemos em uma sociedade que foi modificada devido a globalização e o capitalismo, com isso as pessoas almejam o poder econômico, o objeto material ao invés de construir valores éticos, morais e humanos.Esse desejo de posse e do “ter” causa muitos conflitos. Temos como exemplo um dos conflitos mais conhecidos no mundo, a primeira guerra mundial. A guerra começou devido ao fato das grandes potencias quererem expandir seus territórios, cada potencia queria ter uma área de dominação econômica e politica maior do que a outra. A rivalidade surgiu. Como vemos atualmente, essa rivalidade também ocorre, porém está ocorrendo de uma forma indireta. A posse de mais bens materiais faz com que as pessoas se sintam mais poderosas e isso atrai uma rivalidade entre elas, uma busca infinita de superar o outro.
     Com o capitalismo, o consumo passou a ser altamente estimulado. A compra não ocorre mais com base na necessidade, ela ocorre com o impulso e a vontade de sempre ter mais e mais. O consumo se transformou na moral da nossa sociedade, devido a isso, é possível perceber uma ausência nas relações humanas. As pessoas não apenas querem sempre possuir mais, como elas também querem mostrar o que tem, a demonstração da riqueza é o que faz as pessoas se sentirem mais bem sucedidas, mais poderosas. O “ser” foi dominado pelo “ter”, entretanto não basta apenas “ter”, é preciso parecer, mostrar, ter o famoso “status”.
     Infelizmente os valores morais tem se perdido com o passar do tempo, desde o século XIX, XX e tendo continuidade no século XXI. Com o continuo avanço da globalização e a importância do capital, a sociedade deixou de se importar com o que cada um possui interiormente, a ética e os valores humanos das pessoas, ela se importa apenas com o que cada um tem a oferecer financeiramente.

Nenhum comentário: